<$BlogRSDUrl$>

Pano do Pó

Para tirar as coisas a limpo,
mesmo nos cantos mais difíceis.


2004-04-27


 

Lá se decidiram

Os senhores da CML finalmente lá se decidiram a parar as obras do túnel das Amoreiras. Agora que já está tudo esburacado, que já se gastou um monte de dinheiro e, especialmente, que os condicionamentos ao trânsito estão piores do que alguma vez desde o início das obras, param as ditas.

Um belo exemplo do que pior se faz por cá. É impressão minha ou antes de gastar aquele dinheiro todo, deviam ter sido seguidos todos os trâmites legais necessários?

É claro que neste momento desejava que aquilo acabasse e depresssa, mas por outro lado, se há ilegalidades, se há risco de acidentes e mesmo de colapso do túnel, talvez não seja má ideia descobrir isso antes de ser tarde demais.

Mas ainda assim, continuo sem saber o que se passa na cabeça de quem decide facilitar a entrada de mais uns milhares de carros diariamente em Lisboa. Só quem nunca por cá andou é que pode achar que ainda cabem mais carros. Porque não pegar antes no belo exemplo de Londres, que decidiu cobrar (e caro) cada entrada no centro da cidade com carro? Eles reduziram o trânsito londrino em mais de 40% e aumentaram bastante as receitas municipais. Precisamente o oposto do que este túnel se propõe fazer.

Já sei o que vão dizer, os nossos transportes públicos não são os melhores. Mas, será que quem diz isso já experimentou efectivamente? Não será apenas o comodismo a falar? Eu dentro da cidade nunca uso o carro e gosto bastante dessa liberdade.

Enfim, um dia, depois de rebentar tudo pelas costuras, lá vamos perceber que não era a solução ideal, mas entretanto já se gastaram uns milhões de euros.


This page is powered by Blogger. Isn't yours?