<$BlogRSDUrl$>

Pano do Pó

Para tirar as coisas a limpo,
mesmo nos cantos mais difíceis.


2004-04-29


 

Me liga vai

Liguei a TV hoje na RTP1 e apanhei o Francisco Louçã a esgrimir argumentos no parlamento com o Ministro da Saúde. Tudo normal. Não percebi muito bem o que se tratava porque já só apanhei aquela parte em que o Louçã dizia para o ministro se demitir. Entretanto zappei e jantei. Voltei a apanhar a mesma notícia, desta vez na SIC e desta vez completa.
Então é assim: Há uma nova forma de consulta médica. A "tele-consulta". É feira via telemóvel, liga-se para um número de valor acrescentado e temos um profissional de saúde do outro lado da linha para nos atender.

A chamada custa 60 cêntimos por minuto. A partilhar irmamente entre o médico e a operadora. 12 cêntimos para o Doutor, 48 para a operadora. Bem, a bem dizer os 12 cêntimos não chegam a ir para o médico. São antes descontados na conta telefónica do clínico. Assim, no fundo são 60 cêntimos que vão direitinhos para a Vodafone. Acresce-se à polémica o facto do ministro ter visitado a sede da Nokia uns tempos antes de assinar o protocolo. A Nokia ser a companhia que vai fornecer os telemóveis para esta nova modalidade de atendimento ao utente. E do ministério das finanças achar que a despesa efectuada pelo utente não constituir despesa de saúde.

Resta dizer que, segundo o ministro, Portugal é um dos países pioneiros na Tele-Medicina. Antes não fosse.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?