<$BlogRSDUrl$>

Pano do Pó

Para tirar as coisas a limpo,
mesmo nos cantos mais difíceis.


2004-06-30


 

Futebolidades

Normalmente, gosto de ler as crónicas do Miguel Sousa Tavares (MST) n'A Bola ("Nortada" às terças-feiras). Embora ele seja portista e eu sportinguista, normalmente considero as suas crónicas sérias e lúcidas e sem o clubismo desmesurado que marca outros colunistas de todos os clubes.

No entanto, ontem, fiquei muito desiludido com a continuação da perseguição que este senhor tem feito ao Ricardo. Concordei com ele quando ele escreveu que a selecção deveria ser a equipa do porto mais alguns pois o porto tem a melhor equipa do país e uma das melhores da europa e há que aproveitar isso. Concordo também que o Vitor Baía fez uma época bastante superior à do Ricardo. No entanto, o seleccionador fez a sua escolha. Estão lá 23 e é esses que temos que apoiar.

O Ricardo começou o europeu claramente com alguma falta de confiança resultante de toda esta situação (claro que não estou a culpar o MST por isso), mas tem feito exibições de crescente qualidade e confiança e, nos jogos com a Espanha e Inglaterra esteve muito bem mesmo.

No entanto, MST achou por bem criticar a prestação do Ricardo no jogo com a Inglaterra, nomeadamente relativamente aos seguintes aspectos:
- fez apenas duas boas defesas no jogo todo
- não defendeu o remate para golo do Owen
- deixou-se bater no ar em dois lances, nomeadamente no lance do golo anulado à Inglaterra
- não defendeu bem os penalties (que entraram pelo meio da baliza)
- foi temerário na marcação do penalty, o que poderia ter custado muito caro

Relativamente ao facto de o Ricardo não ter feito muito durante todo o jogo, vou apenas dizer uma coisa: eu vi o jogo em Londres, num pub cheio de ingleses (será outro dos postcards) e, no final dos 120 minutos (antes dos penalties) o que os ingleses comentavam não era o bons que eram os jogadores do Porto (embora o Ricardo Carvalho tenha sido o melhor jogador), mas o grande guarda-redes que Portugal tinha. Quando é o adversário que o diz, eu não contradigo.

Relativamente ao golo do Michael Owen, é engraçado o MST querer agora culpar o Ricardo por não conseguir contrariar um dos melhores avançados do mundo isolado à sua frente. E recordo que quem fez o passe do morte foi o Sr. Ministro, jogador do FCP.

Diz também o MST que o Ricardo se deixou bater 2 vezes pelo ar. Não diz, no entanto, quanto cruzamentos o Ricardo agarrou e desfez, que foram muito mais que isso, nem a tranquilidade e confiança com que o fez. E perder 2 bolas pelo ar com a selecção inglesa, sinceramente, não me parece grave. Mas isso digo eu, que não percebo nada de futebol.

Depois, MST diz que o Ricardo não defendeu bem os penalties. Relativamente à defesa de penalties, por alguma razão lhe chamam lotaria. Quando o marcador sabe marcar, por melhor que seja o guarda-redes, poucas hipóteses terá. Lembrem-se que houve apenas um penalty defendido neste jogo (ainda bem que o David James não é português senão o MST desancava-o) e outro defendido pelo Van der Sar no Holanda-Suécia. Talvez porque não seja fácil, ou então porque nenhum dos guarda-redes é bom e o Vitor Baía defendia-os todos de certeza (e com os braços amarrados atrás das costas). MST critica também o facto de o Ricardo se atirar sempre para o mesmo lado. No entanto, e muitos guarda-redes poderão confirmar isso, o que muitos guarda-redes optam por fazer nos penalty shoot-outs é atirar-se sempre para o mesmo lado, pois dizia um grande guarda-redes (de que não me lembro o nome) que fazendo isso, em 5, defendiam-se pelo menos 2. É uma opção consciente, e que acabou por resultar.

Finalmente, MST critica a forma como Ricardo marcou o penalty. Primeiro, porque o marcou mal, segundo uma teoria que MST apresentou e que deve fazer parte da sua tese de Doutoramento em futebol. E segundo, porque foi um risco muito grande e, por isso Ricardo não deveria ser tão elogiado e considerado herói. Meu caro, heróis são isso mesmo, pessoas que arriscam, pessoas que, quando o momento é difícil não viram a cara, mas enfrentam a situação de frente, sem medo. Podia ter corrido mal? Pois podia, mas não correu, por mérito do Ricardo e é por isso que ele foi o herói do dia. E é engraçado que ele critique o Ricardo pelo risco que correu e elogie o Postiga precisamente pela coragem que revelou ao marcar o penalty de forma arriscada. Ah, mas o Portiga já foi do Porto, pois é.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?