<$BlogRSDUrl$>

Pano do Pó

Para tirar as coisas a limpo,
mesmo nos cantos mais difíceis.


2004-08-24


 

Voltei voltei! Voltei de lá....

e repesquei isto do meu inbox:


"Estimados sócios,

Com a chegada do Verão, aumenta a "Doença Tubarão", ou seja, os mass-media, lamentavelmente, sucumbem à tentação de promoverem a imagem negativa dos Tubarões e Raias e multiplicam-se os "chain-mails" como os que estão transcritos em baixo.

A APECE decidiu aproveitar esta oportunidade para corrigir alguns factos, e desde já agradecemos que reencaminhem esta mensagem para os V/ contactos electrónicos.

Pois bem, o Tubarão na foto em anexo é um Anequim (em inglês, Mako shark, Isurus oxyrhinchus). Trata-se de uma espécie bastante comum nas águas Portuguesas, há milhares de anos (!) (e não apenas este ano...). É, também, uma espécie que se alimenta exclusivamente de peixes e cefalópodes, facto que pode ser comprovado pela fisionomia dos dentes, que não são serrilhados. Se o Tubarão da foto tentasse comer uma prancha de surf na Ericeira, por exemplo, arrepender-se-ia amargamente já que iria partir os dentes todos da boca.

Mas o email contém algumas informações verdadeiras e essas, sim, são dignas de comentários adicionais:

- É um facto que as águas este ano estão um pouco mais quentes, provavelmente devido ao famoso fenómeno de "Aquecimento Global" (ou simplesmente devido a um ciclo global que está na sua fase "quente", quem sabe?). Este facto, por si só, recorda-nos como as acções da espécie Humana podem ter repercussões graves e um impacto profundo no Meio Ambiente e urge tomar medidas, individualmente, que minimizem esses impactos negativos como, por exemplo, a não utilização de aerossóis que danificam o ozono, etc., etc.

- Também é um facto que há escassez de alimento, já que a pesca (ou melhor, a "sobre-pesca") tem dizimado inúmeros recursos ao ponto de os tempos de recuperação de alguns stocks (assumindo uma paragem total da pesca) já serem na ordem de décadas. Mais uma vez, as acções humanas têm uma forte repercussão no Meio Ambiente.

Em conclusão, o Anequim é um animal que coabita com os banhistas Portugueses e Portuguesas há MILHARES de anos. As Tintureiras (Prionace glauca), os Sardos (Lamna nasus), os Zorros (Alopias vulpinus, Alopias superciliosus) e os Martelos (Sphyrna zygaena) também. A costa Portuguesa está repleta de tubarões mas dir-se-ia que só agora as pessoas se aperceberam disso. Ao contrário do Tubarão-branco, os animais da nossa Costa não têm o hábito de dar "dentadas de teste" (i.e. test bites) em surfistas e barcos, pelo que não há qualquer motivo para alarme.

Se desejar conhecer mais coisas sobre Tubarões e Raias visite-nos em www.apece.org ou contacte-nos em apece@apece.org.

Estamos cá para isso mesmo!

Um abraço caloroso,

APECE
www.apece.org
Associação Portuguesa para o Estudo e Conservação de Elasmobrânquios, Est. 1997"

é claro que a chain letter é a seguinte:

eles andam ai!!!
Tenham muito cuidado este ano nas praias. Este pequenos animais(o da foto só media 1,80m e pesava 80kg)andam muito perto da Costa Portuguesa. Tem sido avistados entre Sesimbra e Peniche. Uma larga extensao. Dizem os "entendidos" que as nossas aguas aqueceram um pouco este Ano, e tb hà escassez de alimento. Este bichinho da foto foi capturado a menos de 10mt da praia de S. Lourenço - Ericeira.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?