<$BlogRSDUrl$>

Pano do Pó

Para tirar as coisas a limpo,
mesmo nos cantos mais difíceis.


2004-09-09


 

Poste dedicado ao tiroliro

Caríssimo,

Concordo contigo quando dizes que o livro é uma fantasia sem bases históricas minimamente fiáveis. Mas tens que te lembrar que é uma obra de ficção, não pretende ser um documento histórico ou científico.

Agora não posso concordar quando dizes que o livro está ao nível dos "disparates que se publicam para aí sobre esoterismo, UFO's e teorias da conspiração malucas". Está muito, mas muito, acima. É um livro (e o Angels and Deamons segue na mesma linha), repito, de ficção que pega em algumas teorias marginais e sem fundamentação relevante (como dizes), mas que utiliza todas essas pontas soltas para criar uma história emocionante, tremendamente bem elaborada, pegando em questões que tocam um pouco a todos de uma forma inteligente e que, depois de nos deliciar com o suspense da narrativa, nos deixa a pensar (apenas por um pouco, é certo) "será que..." Tem aquilo mínimo de ligação à realidade que nos faz entrar na história e segui-la mais facilmente, residindo aí grande parte do seu envcanto e sucesso.

Resumindo, como livro é brilhante. E não penso que aspire a mais do que isso. Se pretendes analisar o livro de outros ângulos ou em outros contextos, a questão já é outra.

Abraço,

sniper

This page is powered by Blogger. Isn't yours?