<$BlogRSDUrl$>

Pano do Pó

Para tirar as coisas a limpo,
mesmo nos cantos mais difíceis.


2005-01-05


 

Posta parola do dia

Já alguma vez experimentaram tentar descobrir qual terá sido a origem do nome de determinada localidade ou zona?
Por exemplo: Imagino que certo dia algum homem resolveu pegar numa canoa e descer o rio Mondego, chegado ao mar, mesmo junto à foz do rio, deparou-se com uma árvore e pensou. Aqui vou fazer a minha casa e outras casas depois desta, a esta terra vou chamar Figueira da Foz!
Outro exemplo: Imagino que certo dia, outro homem (porque não pode ter sido sempre o mesmo desgraçado) resolveu ir passear-se junto ao mar. Chegado a certa localidade reparou no aroma que ali pairava e pensou: *Snif*Snif* que rico cheiro, esta região alegra-me o olfacto. Por este motivo vou construir aqui a minha casa, e outras casas depois desta. A esta terra vou chamar Faro!

Imagino que cenas bucólicas como esta aconteceram em todo o mundo e um pouco em todas as línguas. Por exemplo imagino que, ali na nossa vizinha espanha, um viajante italiano, cansado duma já longa caminhada, chegou a certa localidade (ainda sem nome na altura) e terá pedido alojamento a um aldeão. Satisfeito com a qualidade da cama facultada, de manhãzinha o viajante agradeceu dizendo: "Ma que bene se dorme aqui!". Claro que a fama desse local ultrapassou as fronteiras aquela e logo foram ali montadas vários hotéis e Benidorm passou a ser destino turístico de muita gente.

Porquê este parlapié todos, perguntarão vocês? Lembrei-me disto ao ler o título do post anterior, o do Sniper, que fala de bola. Ora bem, sabendo que Ham em inglês quer dizer presunto/fiambre e Totem é daquelas coisas que os índios esculpiam e que representavam uma série de figuras empilhadas umas em cima das outras... Que visão ou sensação estranha terá invadido a infeliz criatura que se lembrou do nome "Tottenham"?

This page is powered by Blogger. Isn't yours?