<$BlogRSDUrl$>

Pano do Pó

Para tirar as coisas a limpo,
mesmo nos cantos mais difíceis.


2005-05-16


 

Homofobia discursiva

A Ariel tocou no assunto e eu achei por bem reflectir um pouco (às vezes dá-me para isso, mas passa rápido).

Ela fala da homofobia nos comentários aos blogs e no discurso das pessoas, uma homofobia do género "eu não tenho nada contra os gays, até os respeito muito" e depois fazem comentários infelizes em que mostram que, se calhar, não é bem assim.

E eu sou uma dessas pessoas. Não tenha nada contra os gays (nem contra as lésbicas, nem contra os transgender ou os bissexuais), é uma opção (ou não, mas isso agora não interessa nada para o caso) deles que não me diz respeito e que não tenho qualquer direito de julgar. Conheço vários gays e algumas lésbicas assumid@s e devo conhecer muitos mais que decidiram manter privado esse aspecto da sua vida pessoal. Até aqui, tudo bem.

No entanto, também sou daqueles que, frequentemente, usa comentários homofóbicos para insultar outras pessoas (chamando-as maricas e outras coisas piores). Eu sei perfeitamente que o faço para atingir os medos e recalcamentos das pessoas que insulto e não porque ser gay seja negativo ou algo de que uma pessoa se deva envergonhar. No entanto, quem me ouve não tem que o saber e, mesmo que o saiba, que direito tenho eu de utilizar estes conceitos como um insulto?

Claro que eu tento ter algum cuidado com a oportunidade desses insultos, mas isso ainda é pior porque só mostra que estou consciente do que faço. E não é pelo facto de ninguém ouvir que as coisas que digo deixam de ser graves, certo?

Bom, e se estavam à espera de uma conclusão para este poste, talvez o melhor seja contribuírem para ela nos comentários.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?