<$BlogRSDUrl$>

Pano do Pó

Para tirar as coisas a limpo,
mesmo nos cantos mais difíceis.


2005-07-21


 

«Água: Usando bem, mais gente tem»

É este o slogan da campanha nacional, que arranca hoje, a apelar à poupança de água. Vi ontem no Jornal da Noite o spot que vai passar nas TVs, e que está bem feito, diga-se. Apela ao uso comedido da água nas nossas tarefas quotidianas. Por exemplo, há o miúdo que diz que "se lavar os dentes com a torneira fechada, poupo três litros de água", o rapaz que diz que "se tomar um douche em 5 minutos em vez de 15 poupo 300 litros de água", a dona de casa que diz que "se lavar a roupa apenas com a carga máxima poupa não sei quantos litros de água", etc....

Agora há uma situação caricata na cidade de Coimbra. Do lado oposto ao Coimbra Shopping há um jardim bastante agradável onde as pessoas costumam passear, fazer caminhadas e outros desportos ao fim da tarde. Numa das pontas desse jardim havia uns jogos de água que estavam avariados/fechados há meses (ía dizer que já vai para uns dois anos, mas não queria ser injusto, por isso digo meses!). Acontece que, precisamente na véspera do lançamento da campanha pelo uso racional da água resolveram reactivar a fonte e repuxos. É ver ali a água a jorrar para alegria de petizes e graúdos!

Isto já para não falar do desperdício de água na rega das rotundas ou duma situação que todos os dias me irrita solenemente pois dá para ver aqui da janela. Falo do relvado (leia-se "calçada, estacionamento e os carros que lá estão estacionados") do IPN que é regado duas e três vezes por dia, sendo uma delas por volta das 16h.

Será que o exemplo não deveria vir de quem tem responsabilidades públicas? Ou será que as autárquicas valem mais do que aquilo a que poderemos chamar dentro de pouco tempo "ouro branco"?

This page is powered by Blogger. Isn't yours?