A lei da selvaO jogador Miguel, do Benfica e da selecção nacional, não se apresentou hoje para o início da preparação da época do seu clube.
O jogador quer sair do Benfica para um campeonato mais competitivo (e também para ganhar mais dinheiro) e decidiu entrar pela via litigiosa e tentar rescindir por justa causa o seu contrato com o Benfica.
Tal como sucedeu com o Jardel há uns anitos no Sporting, temos novamente a situação de um jogador iludido com promessas de ingresso num clube maior prestígio e que lhe pague mais e que decide, por essa razão, desrespeitar quem pagou dinheiro por ele, quem lhe tem pago o seu vencimento, quem o levou a progredir na carreira e a tornar-se no que é hoje e, mais objectivo do que essas questões morais todas, quem com ele tem um contrato (assinado de livre vontade pelas duas partes) que assegura que a relação entre ambas as partes só termina por mútuo acordo ou no fim do vencimento (daqui a uns anos).
Mas Miguel, tal como Jardel, não parece preocupado com contratos, regulamentos ou compromissos assumidos. Aliciado por empresários ou clubes, quer forçar o Benfica a libertá-lo para que possa ser feliz num clube maior e num campeonato mais competitivo.
Será que Miguel também estaria assim tão disponível para quebrar o compromisso caso a aposta que o Benfica fez nele não tivesse dado certo? Se Miguel não tivesse mostrado ser um bom jogador e fosse dispensado pelo Benfica tendo ainda contrato como seria? O Miguel exigiria receber tudo a que teria direito pelo contrato para sair do Benfica ou prescindiria dos seus direitos para que o Benfica pudesse ser feliz com um jogador de maior qualidade?
Depois também há uma ironia interessante aqui pelo meio. É que, a fazer fé nas notícias dos jornais, o Benfica também terá aliciado um jogador de outro clube (Dedé, do Borussia Dortmund, com quem já terá um pré-acordo) para que ele tentasse facilitar a desvinculação do seu clube e vir para o Benfica de graça ou a um custo reduzido.
Enfim, quem vive pela espada, morrerá pela espada. E isto aplica-se quer ao Benfica, quer ao Miguel.