<$BlogRSDUrl$>

Pano do Pó

Para tirar as coisas a limpo,
mesmo nos cantos mais difíceis.


2005-07-26


 

A Paranóia Perigosa

Toda a recente situação em Londres (por duas vezes, ainda por cima) e agora também no Egipto, fez reacender a paranóia que se tinha seguido aos trágicos 11 de Setembro e 11 de Março.

Que o terrorismo é uma coisa muito séria, nem preciso dizer. Que devem ser tomadas medidas, muito menos. Mas parece-me a mim que a paranóia por que parece estarmos a entrar, só serve os objectivos dos terroristas. Se eles conseguirem paralisar as nossas sociedades e fazer com que nós mudemos os nossos comportamentos e valores, nomeadamente a liberdade, então eles ganharam a guerra.

Vem tudo isto a propósito da morte por polícias à paisana, em Londres, do cidadão Brasileiro que afinal não teria nada a ver com aquilo por que foi morto.

Estamos num clima de paranóia, com reacções paranóicas por parte de quem usa as armas legalmente e isso é assustador. Matar cidadãos porque fogem de pessoas sem uniforme e com armas na mão é assustador. Prender pessoas pela cor da pele ou pelo tamanho de barba é assustador. Guantanamo é assustador.

Preocupa-me deveras que se façam apelos à população do tipo "dêm o alerta a todas as pessoas e movimentos suspeitos que virem". A partir do momento em que somos convidados a tornar-nos delatores sem necessidade de prova, entramos num terreno perigoso. Pidesco, quase. Posso "bufar" do gajo irritante que se sentou no meu lugar no autocarro e ele vai ser preso e interrogado e vasculham-lhe os sacos da roupa suja, para ele aprender?!

É muito assustador! Em sociedades com um racismo latente, como infelizmente ainda são as nossas, não queria estar na pele dos cidadãos de origem árabe ou magrebina, especialmente os que transportam mochilas, como os perigosíssimos estudantes.

E não, não estou a ser um profeta do apocalipse; atentem no que aconteceu nos US um destes dias, em que alguém comunicou a presença de indivíduos suispeitos num autocarro e a polícia fez parar o autocarro, retirou todos os passageiros sob mira de armas de fogo, obrigou os ditos suspeitos a ajoelharem-se e algemou-os, para depois revistar os pertences de todos os passageiros. E econtrar o quê? Nada!

Assustador, não é? Imaginem que algum dos ditos suspeitos viajava com os filhos menores, que seriam obrigados a presenciar tamanha humilhação e violência aos pais, ou até mesmo sofrê-la na pele. Os que de vós tiverem crianças percebem o arrepio que sinto quando penso nestas coisas.

Nestas e no caminho que isto leva. Parabéns, senhores terroristas, vocês estão a ganhar.


E pronto, perdoem-me a interrupção e podem continuar com as crónicas do Naked Sniper

This page is powered by Blogger. Isn't yours?