<$BlogRSDUrl$>

Pano do Pó

Para tirar as coisas a limpo,
mesmo nos cantos mais difíceis.


2005-09-27


 

The Hitchhiker's Guide to the Galaxy

Hoje dei conta dum espécimen que está em vias de extinção desde os finais dos anos 80: "O Gajo que anda à boleia".
Tivesse eu mais tempo, e lugar para estacionar o carro sem assustar ou atrair demasiado a criatura (no fundo, sem interferir com o seu habitat), e teria tirado uma foto para provar que eles não estão totalmente extintos.
Este espécimen - do sexo masculino e aparentemente saudável - lá estava, impávido e sereno de polegar espetado, à beira da estrada, à espera que alguém parasse e o levasse ao seu destino!...
Foi com um lacrimejar discreto, no canto do olho direito que me apercebi que ainda havia esperança. Depois da notícia do nascimento de mais um golfinho no estuário do Sado (e já vão três crias nascidas em 2005) eu testemunhava que ainda havia gajos que andam à boleia que sobrevivem no seu estado selvagem. Sim, porque, grande parte dos gajos que andavam à boleia nos finais dos anos 80, ou se adaptaram aos tempos modernos, ou vivem em cativeiro!

Andar à boleia foi um hábito que se perdeu. Eu próprio já não o faço desde os meus tempos de liceu. Mas vi-o hoje, na Mealhada, enquanto vinha para Coimbra. Será ele o último gajo que anda à boleia? O que nos reserva o futuro. Não sei. Mas é um facto: Eu vi-o, e isso enche-me de alegria!

Quanto ao título do post: É um bom filme. Ide vê-lo ao cinema, criaturas incultas!

This page is powered by Blogger. Isn't yours?