<$BlogRSDUrl$>

Pano do Pó

Para tirar as coisas a limpo,
mesmo nos cantos mais difíceis.


2005-10-24


 

Grande Ecran

Vi na semana passada dois filmes portugueses: o "Balas e bolinhos" e o "balas e bolinhos - o regresso".

Para quém ainda não conhece, são 2 filmes de acção/comédia, de produção independente. O conceito é muito semelhante nos dois filmes: um grupo de amigos reune-se para dar um golpe e o filme começa por apresentar os protagonistas e depois acompanhar as suas desventuras.

Um dos aspectos mais polémicos deste filme é a linguagem brejeira utilizada pelos protagonistas. Haverá quem considere que o filme ultrapassa os limites do decoro, mas isso é uma questão bastante subjectiva. Eles não dizem muito mais asneiras do que, por exemplo, o Fernando Rocha (que também participa no filme) a contar anedotas. Está certo que cerca de 85% da população considera que o Fernando Rocha está muito para lá do que seria aceitável nesse aspecto, mas isso é, como disse, uma questão subjectiva. E aliás, quem passar uns dias numa prisão no norte ou na Arábia Saudita percebe logo que não há ali exagero nenhum, apenas um puro e cristalino realismo.

Quanto à minha opiniãp sobre os filmes, não gostei muito do primeiro, adorei o segundo. Talvez a minha opinião tenha sido influenciada pelo facto de ter visto primeiro o segundo e, depois, o primeiro soube-me a pouco. Mas o segundo é, quanto a mim, uma obra prima do cinema português. Muito bem realizado e produzido, com uma história coerente e enorme comicidade.

Conclusão, o "balas e bolinhos - o regresso", a primeira sequela do cinema português, tem a minha chancela. Não deixem de ver que vale bem a pena.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?