<$BlogRSDUrl$>

Pano do Pó

Para tirar as coisas a limpo,
mesmo nos cantos mais difíceis.


2005-10-28


 

A Revisão

Hoje fui com o meu carro fazer a revisão. A dele, não a minha. Não sei se já repararam ou se acontece só comigo, mas trazer o carro da revisão dá uma enorme sensação de conforto e paz de alma. Senti-me muito mais confortável no caminho de regresso. É lógico que as escovas novas e a substituição dos apoios dos amortecedores dianteiros contribuiram muito para isso. Mas parece-me que mesmo que o gajo dissesse "Revirei o carro todo e não há nada a fazer, o carro continua a dar a impressão que se desmancha todo em cada buraco que passa. Mas garanto-lhe que isso não vai acontecer. Quer dizer, acho que não vai acontecer", eu ficava à mesma descansado.

O problema é que fico sempre com a ideia de que fui levado. Há sempre 3 ou 4 óleos diferentes, para o motor, pós travões, pá transmissão, para a grua invisível, etc. Depois há filtros de óleo, filtros de ar, filtros de bypass, filtros de tabaco e o camandro. E mesmo que eu lá deixe o carro às 9 e o levante às 10, o mecânico consegue cobrar 2 horas de mão-de-obra, do tipo "Eu sou muito rápido. Faço numa hora o trabalho de duas horas", e nós ficamos logo com aquela sensão do tipo Ena pá! Tenho mesmo sorte em conseguir fazer a revisão do carro com este gajo super-eficiente. Outro qualquer apenas conseguiria, no máximo, fazer numa hora o trabalho de uma hora.

Mas há sempre boas notícias. Por alguma razão, dão-me sempre grandes descontos (tipo 15%) naquelas peças desconhecidas que custam 3 ou 4 euros. Nas caras não podem fazer, mas nas peças baratas não se poupam aos descontos. E há sempre mais peças do que um gajo imagina. O raio dos carros são bichos complexos. "Então mas não era só para trocar as escovas?" "Exacto, mas para colocar as escovas novas tenho que aplicar um pára-brisas novo e trocar o capot. Senão as escovas ficam com folga e o senhor não quer isso, pois não?" Claro que não.

Mais valia perguntarem quanto dinheiro tenho e fazerem a conta a dar menos 20 Euros (pó gasoil). Acabo por sair sempre a sentir-me depenado, mesmo.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?