<$BlogRSDUrl$>

Pano do Pó

Para tirar as coisas a limpo,
mesmo nos cantos mais difíceis.


2005-12-13


 

Quem era Stanley "Tookie" Williams?

É a pessoa que mais recentemente entrou para a tristemente longa lista de penas de morte executadas nos Estados Unidos. Esse país defensor da moral e bons costumes e onde os direitos humanos são colocados acima de tudo.
Se é certo que "Tookie" foi membro fundador de um gang de rua há cerca de 30 anos atrás e é também certo (?) que é culpado pela morte de quatro pessoas, não é menos certo que depois de mais de vinte anos no corredor da morte se terá arrependido da vida que levava há tantos anos atrás. Tendo inclusive a sua história de vida sido tema de um filme rodado no ano passado e cuja tagline no IMDB não deixa grandes dúvidas: "Gangster, Death Row Inmate, Nobel Peace Prize Nominee".

Se um condenado à morte se arrepende, e se torna um grande mentor da causa anti-gang, chegando mesmo a ser nomeado para Nobel da Paz, não teria sido muito mais útil à sociedade americana (e não só) mantê-lo vivo?

Mesmo que não fosse! Quantas mortes pesarão na consciência de Arnold Schwarzenegger? E não estou a falar dos filmes que ele fez, onde "matou" muitos mauzões e alguns seres alienígenas...
A vida deste homem dependia apenas da assinatura de Arnie. Quem julgará os governadores, juizes e jurados norte americanos que já permitiram que fosse ultrapassada a fasquia dos 1000 condenados à morte executados? Matar um criminoso não é crime?

This page is powered by Blogger. Isn't yours?