<$BlogRSDUrl$>

Pano do Pó

Para tirar as coisas a limpo,
mesmo nos cantos mais difíceis.


2006-01-25


 

Eu ainda sou do tempo

Parei há dias para tomar café num estabelecimento cujas mesas tinham decorações engraçadas. Tinham os tampos vidrados e por baixo do vidro havia algo a enfeitar. Todas elas diferentes. A mim calhou uma mesma com cartas, isqueiros em formas de cigarro e notas de escudo.



Essas notas trouxeram-me recordações...
Provavelmente alguns dos nossos infantes leitores nunca terão lidado com as notas de "10 cêntimos" (as verdes) e estão a vê-las agora pela primeira vez. Isto é portanto um misto de serviço público e lição de história.

Quase me vieram as lágrimas aos olhos quando me lembrei que ainda sou do tempo em que com 20 escudos, ía de autocarro para o liceu (7$50 - lê-se "sete e quinhentos") e ainda dava para tomar o pequeno almoço lá por dez escudos. Sobrando ainda "vinte e cinco tostões", ou "dois e quinhentos" como preferirem.

Quando perguntei à funcionária quanto custava o café, ela respondeu-me:
- 50 cêntimos!

Senti-me velho, e deu-me vontade de me atirar de uma ponte abaixo. O que me valeu na altura foi não conhecer a região. Isso e ser demasiado envergonhado para perguntar onde poderia encontrar uma ali por perto...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?