<$BlogRSDUrl$>

Pano do Pó

Para tirar as coisas a limpo,
mesmo nos cantos mais difíceis.


2006-01-27


 

Richter vs Mercalli

Porque a terra voltou a tremer na Indonésia (7.7 na escala de Richter) e porque com toda a certeza muito mais gente já teve a mesma dúvida, o Pano do Pó volta a fazer serviço público explicando aqui as duas escalas mais utilizadas para a medição de sismos.

Escala de Richter

A escala de Richter foi desenvolvida em 1935 pelos sismólogos Charles Francis Richter e Beno Gutenberg, ambos membros do California Institute of Technology (Caltech), que estudavam sismos no Sul da Califórnia.

Representa a energia sísmica libertada durante o terremoto e baseia-se em registros sismográficos.

A escala de Richter aumenta de forma logarítimica, de maneira que cada ponto de aumento sigifica um aumento 10 vezes maior. Dessa forma, um sismo de magnitude 4 é 100 vezes maior que um de 2. No entanto, é importante salientar que o que aumenta é a amplitude das ondas sismográficas e não a energia liberada. Em termos gerais a energia de um terremoto aumentaria um factor 33 para cada grau de magnitude, ou aproximadamente 1000 vezes a cada duas unidades.

GrauDescrição dos danos

1Não é sentido pelas pessoas. Só os sismógrafos a registam
2É sentido nos andares mais altos dos edifícios
3Lustres podem balançar. A vibração é igual à de um caminhão a passar
3.5Carros parados balançam, peças feitas em louça vibram e fazem barulho
4.5 Pode acordar as pessoas que estão a dormir, abrir portas, parar relógios de pêndulos e cair reboco de paredes
5É percebido por todos. As pessoas caminham com dificuldades, livros caem de estantes; os móveis podem ficar virados
5.5As pessoas têm dificuldade em caminhar, as paredes racham, louças quebram
6.5Difícil conduzir automóveis, forros desabam, casas de madeira são arrancadas de fundações. Algumas paredes caem
7Pânico geral, danos nas fundações dos prédios, encanamentos se rompem, fendas no chão, danos em represas e queda de pontes
7.5 Maioria dos prédios desaba, grandes deslizamentos de terra, rios transbordam, represas e diques são destruídos
8.5Trilhos retorcidos nas estradas de ferro, tubulações de água e esgoto totalmente destruídas
9Destruição total. Grandes pedaços de rocha são deslocados, objetos são lançados no ar

A escala de Richter é uma escala infinita ou aberta, podendo inclusive apresentar números negativos. No entanto, as forças naturais envolvidas limitam o topo da escala em aproximadamente 10. Teoricamente não existe energia num terremoto capaz de superar esta marca.

Escala de Mercalli

A escala de Richter não permite avaliar a intensidade sísmica num determinado local e em particular em zonas urbanas. Para tal, utilizam-se escalas de intensidade, tais como a escala de Mercalli , criada em 1902 pelo sismólogo italiano Giusseppe Mercalli. Essa escala, ao contrário da escala de Richter não se baseia em registos sismográficos e sim nos efeitos ou danos produzidos nas estruturas e percebido pelas pessoas nas imediações do abalo. Para um mesmo sismo, a intensidade pode ser diferente em diversas localidades reportadas.

A escala de Mercalli tem uma importância apenas qualitativa e não deve ser interpretada em termos absolutos, uma vez que depende de observação humana. Por exemplo, um sismo com 8 na escala de Richter num deserto inabitado é classificado como 1 na escala de Mercalli, enquanto que um sismo de menor magnitude sísmica, por exemplo 5, numa zona onde as construções são débeis e pouco preparadas para resistir a terramotos pode causar efeitos devastadores e ser classificado com intensidade IX.

GrauDescrição dos danos

1Nenhum movimento é percebido.
2 Algumas pessoas podem sentir o movimento se elas estiverem em repouso e/ou em andares elevados de edifícios.
3 Diversas pessoas sentem um movimento leve no interior de prédios. Os objectos suspensos mexem-se. No exterior, no entanto, nada se sente.
4 No interior de prédios, a maior parte das pessoas sente o movimento. Os objectos suspensos mexem-se, e também as janelas, pratos e armação de portas.
5 A maior parte das pessoas sente o movimento.As pessoas que estão a dormir acordam. As portas fazem barulho, os pratos quebram-se, os quadros mexem-se, os objectos pequenos deslocam-se, as árvores oscilam, os líquidos podem transbordar de recipientes abertos
6 Todo mundo sente o terremoto. As pessoas caminham com dificuldade, os objectos e quadros caem, o revestimento dos muros pode rachar, árvores e os arbustos são sacudidos. Danos leves podem acontecer em imóveis mal construídos, mas não se verificanenhum dano estrutural.
7 As pessoas têm dificuldade em manter-se em pé, os condutores sentem os carros sacudirem, alguns prédios podem ruir. Tijolos podem desprender-se dos imóveis. Os danos são moderados em prédios bem construídos, mas podem ser importantes nos outros.
8 Os condutores têm dificuldade em conduzir, casas com fundações fracas tremem, grandes estruturas, como chaminés e prédios podem torcer-se e quebrar. Prédios bem construídos sofrem danos leves, contrariamente aos outros, que sofrem danos severos. Os galhos das árvoresquebram-se, colinas podem abrir fissuras se a terra estiver h úmida e o nível da água nos poços artesianos pode modificar.
9 Todos os prédios sofrem grandes danos. As casas sem alicerces deslocam-se. Algumas canalizações subterrânes quebram-se, a terra abre fissuras.
10 A maior parte dos prédios e das suas fundações são destruídos, assim como algumas pontes. As barragens são significativamente danificadas. A água é desviada de seu leito, largas fissuras aparecem no solo, os trilhos das ferrovias entortam.
11 Grande parte das construções desabam, as pontes e as canalizações subterrâneas são destruídas.
12 Quase tudo é destruído. O solo ondula. As rochas podem deslocar-se.


In Apollo11.COM

This page is powered by Blogger. Isn't yours?