Passatempo Aeon FluxA
Antena 3 andou a oferecer aos ouvintes DVDs com todos os episódios da Aeon Flux que passaram na MTV. A proposta era inventar um nome para uma Aeon Flux portuguesa. Com um nome bem português
A minha proposta foi esta.
Boa tarde,
antes de mais devo dizer que não percebo a razão de ser deste passatempo uma vez que a Aeon Flux é portuguesa!
Sei disso porque combati a primeira grande guerra com o seu tretra-bisavô Godofredo Félix, em Verdun, França.
Confessava-me ele, numa trincheira:
- Há-de ser uma grande mulher a minha Leontina!
- Quem?
- A minha tretra-bisneta que ainda não nasceu, mas quando vier ao mundo vai dar que falar. Mais que esse tal de James Bond!
- James Quem?
- Bond. James Bond!
(Pequeno interlúdio na conversa para dizer que a mítica frase de 007 nem sequer é original. É plágio. Grande Godofredo!)
- Mas e esse é quem mesmo?
- Um agente secreto ao serviço de sua majestade. Ainda não é conhecido. Mas quando for, vais ver, até filmes vão fazer sobre ele. E vai ser conhecido. Muito conhecido. Um bocadito menos que a minha Leontina. Mas ainda assim, bastante famoso...
- E isso dos filmes é o quê mesmo?
- É mais ou menos como as fotografias, mas com movimento.
- Arre diabo! E já há disso ou ainda não foi inventado?
- Já há. Mas por enquanto os enredos ainda são um pouco básicos. Resumem-se a contar as tropelias de funcionários de fábricas a sair e entrar das mesmas.
- Mas e como é que sabes disso tudo?
- Sei lá! Lembrei-me. Mas olha... agora baixa mas é a cabeça que quer parecer-me que vem aí fogo inimigo.
Anos mais tarde vim a saber que as aventuras de Leontina Félix (Leon, para os amigos) - que herdou o nome da falecida esposa do meu grande amigo Godofredo - foram a fonte de inspiração uma série de animação na MTV.
Obviamente, e como os senhores americanos têm alguma dificuldade e entender e pronunciar os nomes portugueses (que o diga "Nino" Markl que sofreu isso na pele quando visitou os States), acharam que o nome "Leon" Félix se pronunciava Aeon Flux.
Pobre Leontina, se a tua tetra-bisavó fosse hoje viva estaria agora às voltas no túmulo. Felizmente faleceu e está sossegada. Paz à sua alma!
A bem da verdade, é bom que isto seja lido no ar!
Um abraço,
xung manuel
Não ganhei.