<$BlogRSDUrl$>

Pano do Pó

Para tirar as coisas a limpo,
mesmo nos cantos mais difíceis.


2006-02-17


 

Porque a falar é que nos entendemos, ou... Os genes do norte

Já muitas vezes expliquei isto a várias pessoas. A última foi hoje à hora do almoço (sim, os nossos almoços são muito produtivos!). E como já andava para fazer este post há algum tempo, e porque o desblogueador Varela tem também esta dúvida, e porque... bem, chega de justificações, e vamos responder à questão colocada:
(...)alguém me sabe explicar porque carga de água a "malta do Nuórte", tem sempre de incluir, em toda e qualquer frase, uma das seguintes expressões:

- Carago;
- Filho da p**a;
- C*****o;
- F***r ou um qualquer derivado;
- M***a;
Eu explico: não são asneiras, meu caro, são formas de realçar determinada verdade.
Vamos, todos juntos fazer um exercício mental. Para tal, vamos imaginar o cenário que vou passara a descrever. Estamos numa sala vazia, numa manhã de inverno e esperamos por dois amigos. Um de Lisboa e outro do Porto. Entra o primeiro, de Lisboa que diz:

- Bolas, que lá fora está muito frio! (*)

Pensamos nós: Pois pudera, estamos em pleno mês de Janeiro, devem estar uns 7 ou 8 graus...
Passado pouco tempo, entra o segundo amigo, o do Porto, que afirma:

- Foda-se! Está um frio do caralho lá fora, até venho com a pele dos colhões enregelada!

O que pensamos nós? 15 graus negativos!...



(*) Mesmo assim, não sei se um amigo de Lisboa se atreveria a dizer "Bolas", bem vistas as coisas, poderia ter uma conotação testicular. Penso que a frase que o lisboeta diria ao entrar seria antes: "Com mil diabos! Está muito frio lá fora! (**)

(**) Se bem que, "com mil diabos" pode ter, para alguém de Lisboa, uma conotação religiosa ofensiva. Assim é melhor reformular para: "Irra, que está frio lá fora!" (***)

(***) Se bem que.... ainda assim, "Irra" demonstra uma falta de controlo muito grande. É melhor pôr o Lisboeta a dizer "Caramba, que frio está lá fora!" (****)

(****) Se bem que "Caramba" é um bocado ousado. Acho que o Lisboeta iria preferir... Bem, desisto, acho melhor o Lisboeta ficar calado. Não diz nada de jeito mesmo!...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?