<$BlogRSDUrl$>

Pano do Pó

Para tirar as coisas a limpo,
mesmo nos cantos mais difíceis.


2006-07-10


 

O poder de um lobby

O futebol perde algum interesse quando se vêm algumas das coisas que se viram neste mundial:

- Um jogador que vê 2 cartões amarelos num jogo sem ser expulso (viu finalmente o vermelho, por acumulação, quando lhe foi mostrado o terceiro amarelo).
- Um jogo de "futebol" onde são mostrados 16 cartões amarelos e 4 vermelhos.
- A imprensa de dois países (Inglaterra e França) fez com que um jogador que foi eleito pelos internautas como o melhor jogador jovem do campeonato ficasse em segundo lugar por "falta de fair-play" e por ser "simulador". Sendo esse prémio atribuido a um jogador da casa que, ironia do destino, simula uma falta que dá origem ao segundo golo da alemanha, no jogo de atribuição do 3º e 4º lugar (auto-golo, por sinal).
- A impresa desses mesmos países consegue um feito impensável: a equipa portuguesa é agora conhecida por ser extremamente violenta e os seus jogadores são simuladores que se atiram para o chão ao mínimo contacto.
Mais uma vez, o destino foi bastante irónico pois, no intervalo do jogo contra a Inglaterra, a violentíssima equipa portuguesa tinha já cometido 3 faltas, enquanto a pacífica equipa inglesa tinha cometido "apenas" 16. Ainda no decorrer desse jogo, o violento Ricardo Carvalho agrediu barbaramente o pobre Waine Rooney atingindo-o violentamente com os testículos na sola da bota. Apesar da protecção dos pitons viu-se o que o pobre inglês sofreu. Sofreu mais ainda depois de ser injustamente expulso - muito graças ao contributo de Cristiano Ronaldo, que assistiu a tudo a uma confortável distância e, impávido e sereno não correu em socorro do seu colega de equipa. Mais injusto ainda foi o castigo aplicado ao jogador: dois jogos de suspensão! Coitado do rapaz, muito provavelmente incapacidado para o resto da vida, devido à brutalidade da testicular agressão, vai ter de cumprir dois jogos de castigo. Eu se fosse a ele, dava uma carga de porrada ao Ronaldo, da próxima vez que estivesse com ele!
Nesse jogo, o tal dos quartos de final, que opôs os bárbaros portugueses às donzelas indefesas britânicas, um tal de Argreaves (acho que o nome é este) foi considerado o "Man of the Match". Um jogador mediano que, no decorrer do jogo, foi protagonista de meia dúzia de lances de ataque, falhou uma dúzia de passes e deu pau no adversário dúzia e meia de vezes. Apesar disso, e apesar de um senhor chamado Ricardo, o prémio foi para esse tal senhor que, confesso, nunca tinha visto mais gordo na minha vida!
Estamos arrumados quanto à violência, falemos agora de simulações; outra das acusações que nos foi feita pela imprensa britânica e gaulesa: alguém conseguiu contar o número de vezes que jogadores franceses cairam na grande área italiana (ou à sua entrada) no jogo de ontem?
Eu só pergunto isto porque nem me apetecia muito estar agora a discutir a justeza ou não do penalty do jogo das meias finais contra Portugal.

...

Mas o que me levou a escrever este tópico, sobre o poder "lobístico", foi a eleição do melhor jogador do mundial 2006...
O prémio foi direitinho para um jogador que:
- Levou um cartão amarelo em cada um dos dois primeiros jogos do mundial. Não jogando o terceiro (decisivo!) da fase de grupos, contra o Togo. Um jogo que a França se viu obrigada a ganhar por dois a zero sob pena de não passar aos oitavos de final.
- Levou um cartão amarelo nos oitavos, contra a espanha.
- É expulso no jogo da final por agredir à cabeçada um adversário.

Resumindo: Um jogador que em 7 jogos consegue somar 3 cartões amarelos e um vermelho (Bem feitas as contas jogou apenas 6 jogos uma vez que se viu impedido de disputar um dos 7 jogos por estar castigado por indisciplina). Ou seja, um jogador que apenas conseguiu jogar 2 jogos (inteirinhos) sem ver cartões - apesar de, muito provavelmente os merecer! - é aclamado e premiado como o título de melhor jogador do mundial 2006.

Apesar da indisciplina, dos cartões amarelos, da cabeçada e respectivo cartão vermelho.
Por muito menos do que isso - por uma piscadela de olho - Cristiano Ronaldo não ganhou o prémio a que tinha direito. Mais! Levou com o rótulo de fiteiro!

This page is powered by Blogger. Isn't yours?