<$BlogRSDUrl$>

Pano do Pó

Para tirar as coisas a limpo,
mesmo nos cantos mais difíceis.


2006-08-09


 

Jantar de família

Antes de mais nada devo dizer que tenho alguns espécimes singulares na minha família (eu sou exemplo disso). Além da singularidade de alguns dos elementes existe alguma barreira linguística: há parte da família que é exclusivamente lusófona, outra que é exclusivamente francófona, e depois há aqueles que, como eu, são bígamos (falam as duas línguas, se é que me entendem).
Durante o jantar de ontem, sobressaiu, em francês a expressão "Vide Grenier". O meu sobrinho que apesar de bígamo, não saiu do armário (isto é, fala português e francês, mas não tão bem como ele desejaria), lançou para o debate a seguinte dúvida:

- "Vide grenier" é "Sexta-Feira de cinzas", não é?

Obviamente, dada a singularidade da minha família rapidamente se teceram várias consideração acerca da sexta-feira de cinzas.

Enquanto uns defendiam que tal não existia, eu defendi a a teoria que existia, mas apenas nos anos bissextos em que havia a coincidência da sexta-feira (de cinzas) calhar à quarta.
Também se conjecturou sobre o facto da terça-feira (ou quinta, naqueles anos) gorda e o carnaval que, apesar de serem exactamente a mesma o mesmo dia (na véspera da sexta-feira de cinzas), um era um feriado cristão o outro era uma celebração pagã.
E concluiu-se também, em família, que a Quaresma era um feriado cigano!

Depois... fomos tomar café.


Este post não tem qualquer utilidade, por isso, o pano do pó vai, mais uma vez fazer serviço público e explicar a todos aqueles que não são bígamos que "vide grenier" quer dizer, na realidade, feira de velharias. Literalmente é "despeja sótão". O conceito serve para que cada cidadão possa, uma vez por ano, vender em praça pública as velharias que tem em casa. O dinheiro resultante dessa venda é livre de impostos.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?