<$BlogRSDUrl$>

Pano do Pó

Para tirar as coisas a limpo,
mesmo nos cantos mais difíceis.


2007-11-12


 

A Alta de Coimbra

A alta de Coimbra é mais do que simplesmente a noite da Serenata na Queima.

Por acaso, conheço a alta desde mto novo e vi a sua degradação, infelizmente típica nas partes mais antigas de muitas cidades.

Vi o fechar de tipografias (ainda me lembro do barulho que elas faziam), de tascas, de mercearias, de lojas de imobiliário, de farmácias.

Vi o desaparecer das senhoras de idade nos seus alpendres a vigiar as pessoas que passam.

Como a conhecemos a Alta desapareceu.

Este fim de semana, passei de novo por lá. Vi algumas casas recuperadas, alegremente surpreendido pela quantidade recuperada.

Vi um edifício generoso que foi convertido em apartamentos. Uma antiga oficina de carpintaria e venda de móveis. Que por sua vez já tinha sido Colégio. Os moveis resistiram às mudanças, a fábrica encerrou já há muito.

Apartamentos caros, é certo face à sua localização não será para todos.

No exterior do edifício recuperado, um grande conjunto de grafitis alusivo ao capitalismo e morte aos ricos...

Será que as pessoas que preferem fazer tais grafitis (infelizmente nem dos bem feitos eram... desses ainda gosto...) preferiam ver a Alta de Coimbra a morrer com as senhoras de idade e assistir a derrocadas dos edifícios abandonados?

A Alta está lá. O engraçado é que por intermédio de 3's conheço uma pessoa que comprou lá casa e está a recuperá-la para sua habitação. No final não será mais caro do que um apartamento do outro lado do rio.

Será que n poderiam poupar nas latas de tintas e habitar uma...

O que mais me irrita é que todos os personagens que conheci que andavam antigamente a grafitar as ruas de Coimbra não eram mais do que meninos ricos que sempre tiveram tudo... Chegamos à conclusão do "eu posso ter, mas vocês não"...

Enfim... gostei da Alta recuperada... Espero que um dia a Câmara dê um destino ao Cinema Sousa Bastos!

RR

This page is powered by Blogger. Isn't yours?